Acessibilidade Factum | Factum

Acessibilidade Factum

Home » Acessibilidade Factum

A Factum desenvolve uma política para o atendimento de alunos com deficiência através da Comissão Responsável pelo Programa de Acessibilidade e Diversidade da Faculdade Factum, criada em 2015. O grande objetivo é discutir, elaborar, acompanhar e avaliar as ações e projetos referentes às questões que envolvem o aluno com necessidades especiais. O Projeto de Acessibilidade e Diversidade foi elaborado pela Comissão, através de Resolução da Diretoria n° 002/2015 de 23 de janeiro de 2015.

Entre as principais atividades, destacam-se:

  • Promoção de condições de acessibilidade ao ambiente físico através da eliminação de barreiras ambientais nos espaços e equipamentos;
  • Incentivo à percepção do outro sem preconceitos e discriminações através da atitude da pessoa;
  • Estimulo à participação do aluno no processo educacional que, apesar de suas limitações, é um ser capaz de aprender através do desenvolvimento de suas potencialidades;
  • Estudo e aplicação de processos de diversificação curricular e utilização de recursos para viabilizar a aprendizagem de estudantes.
  • Divulgação dos direitos das pessoas com deficiência através da sensibilização da sociedade;
  • Estudo e divulgação dos meios de transporte, lazer, trabalho e recreação proporcionando segurança e autonomia para as pessoas com deficiência;
  • Desenvolvimento de multiplicadores de opinião através da informação.
  • ATENDIMENTO VIA WHATSAPP, DAS 9H ÀS 20H

    (51) 9993.0878 | (51) 9697.0354

  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H

    (51) 3212.7600

  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H

    Largo João Amorim de Albuquerque, 60
    Praça da Matriz - Centro - Porto Alegre - RS
    Cep: 90010-250

Acesso Garantido

Por meio de uma comissão de acessibilidade para avaliar as condições de acesso no campus, foi feito um estudo com o objetivo de mapear e eliminar as barreiras arquitetônicas e ergonômicas, melhorando cada vez mais as condições da Faculdade em relação às necessidades da pessoa com deficiência.

Ações Desenvolvidas

  • Rampas de acesso
  • Sanitários apropriados
  • Elevadores
  • Elevador especial (plataforma de acessibilidade)
  • Cadeiras e mesas em salas de aula

O Programa de Acessibilidade FACTUM está alicerçado em oito áreas básicas:

I – Acessibilidade atitudinal: refere-se à acessibilidade sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações, em relação às pessoas em geral. A Faculdade Factum inicia o programa com seguintes projetos:

  • Desenvolvimento Individual para Educação, Saúde e Acessibilidade: visa a capacitação do corpo docente e colaboradores.
  • Cinema Comentado: visa a discussão dos diferentes tipos de deficiência através da apresentação de um filme e envolvimento de um profissional qualificado para solução de dúvidas.
  • O Que Sei, Multiplico: visa aproximar a comunidade acadêmica com instituições que desenvolvem atividades sociais através da interação dos alunos com idosos, deficientes e crianças em situação de vulnerabilidade social.
  • Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEP de PA): através de convênio, oferece atendimento psicanalítico, além do serviço especializado em psicoses. Todos atendimentos são realizados na instituição, que dispõe de horários amplos e ambiente apropriado.
  • Factum Acessível: a Factum disponibiliza artigos sobre o tema acessibilidade em seus vários canais de comunicação, visando conscientizar e informar.

II – Acessibilidade arquitetônica: O campus conta com rampa de acesso, elevadores e sanitários apropriados atendendo a NBR 9050/2004 (dispõe sobre a Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).

III – Acessibilidade metodológica: A Faculdade Factum organizou sua rotina em 4 (quatro) ações para desenvolvimento da acessibilidade metodológica:

  • Programa de Monitoria: O Programa de Monitoria Factum é estratégia institucional para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos do ensino superior.
  • Cursos de Extensão: tem por finalidade fortalecer a relação do acadêmico com a sociedade na qual ele será inserido profissionalmente visando a integração da IES com a população através de 3 eixos principais: social (projetos de inclusão social), tecnológico (projetos que visam a solução de problemas operacionais) e cultural (projetos que visam o desenvolvimento cultural, esportivo e artístico).
  • Projeto Apoio ao Discente: visa identificar o perfil profissional de cada indivíduo que ingressa no ensino superior e fazer a manutenção do aluno na turma através da evidência de qualquer desvio (comportamento, atitudes, valores, habilidades, caracterísitcas) que exigirá da equipe pedagógica um acompanhamento multidisciplinar e orientação do aluno. visa identificar o perfil profissional de cada indivíduo que ingressa no ensino superior e fazer a manutenção do aluno na turma através da evidência de qualquer desvio (comportamento, atitudes, valores, habilidades, caracterísitcas) que exigirá da equipe pedagógica um acompanhamento multidisciplinar e orientação do aluno.

IV – Acessibilidade programática: A Faculdade Factum utiliza seus canais de comunicação (físicos e virtuais) para divulgar informações sobre os direitos dos indivíduos portadores de deficiência e os meios disponibilizados para seu ingresso no ensino superior.

V – Acessibilidade instrumental: A Faculdade Factum possui o Portal Factum Talentos que visa aproximar o aluno das empresas através da disponibilização de vagas e currículos. É um meio de inclusão do aluno no mercado de trabalho através de ferramenta que atende os diferentes tipos de necessidades.

VI – Acessibilidade nos transportes:A Faculdade Factum localiza-se numa região privilegiada, pois é atendida por uma rede de transportes especiais adaptados para atender as necessidades dos portadores de deficiência (ônibus e lotações para Porto Alegre e região metropolitana). O acesso até a Faculdade é delimitado por piso tátil direcional para orientação do percurso para deficientes visuais. No entorno da instituição, pode-se observar a presença de semáforos com botoeiras sonoras que auxilia a travessia do deficiente visual.
Informe-se sobre itinerários e horários dos veículos que possuem acessibilidade:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/default.php?p_secao=239

VII – Acessibilidade nas comunicações: A Faculdade Factum disponibiliza os materiais de aula, informativos e rotina acadêmica no Portal do Aluno Factum. No portal, o aluno tem acesso a avaliações, frequência, conteúdo, cronograma das disciplinas, reserva de livros, informações financeiras e fica conectado a informação.

VIII – Acessibilidade digital: Para alcançar a acessibilidade digital de forma plena, a IES busca capacitar o corpo docente para a utilização de recursos pedagógicos diferenciados que atendam a necessidade de cada indivíduo, como vídeos, palestras e visitas técnicas.

Portal do MEC sobre educação inclusiva com diversos sites importantes sobre acessibilidade e inclusão:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=18

  • ATENDIMENTO VIA WHATSAPP, DAS 9H ÀS 20H

    (51) 9993.0878 | (51) 9697.0354

  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H

    (51) 3212.7600

  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H

    Largo João Amorim de Albuquerque, 60
    Praça da Matriz - Centro - Porto Alegre - RS
    Cep: 90010-250