Avaliação Institucional

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A Comissão Própria de Avaliação (CPA), em consonância com a lei 10.861, de 14 de abril de 2004, analisa as atividades acadêmicas em vigor e sugere melhorias em várias esferas institucionais. As informações coletadas por meio de instrumentos avaliativos promovem novas perspectivas de aprimoramento no ensino, assim como espelham a percepção que os professores, colaboradores e os alunos têm da Faculdade FACTUM. O olhar dos atores envolvidos revitaliza a cultura, a filosofia, as missões e os valores presentes no clima da organização.

Todo o processo de Avaliação Institucional é modelado conforme os princípios da ética e da moral e ocorre de maneira sistemática. O foco está no alargamento dos horizontes e do senso crítico da comunidade acadêmica. A ideia é a de auxiliar a instituição e os indivíduos a converterem em realidade os seus objetivos, garantindo um caráter de confiabilidade aos projetos propostos e em desenvolvimento. A alteridade é privilegiada em uma dialética construtiva.

A CPA, cuja atuação é autônoma em relação aos conselhos e ao colegiado, tem apoio da Faculdade, que disponibiliza os recursos humanos e materiais que favorecem a difusão das ferramentas norteadoras e transformadoras da educação. A apuração dos resultados é encaminhada à Direção Geral e divulgada, de acordo com a legislação, aos órgãos fiscalizadores e nas reuniões do CAAD e do Colegiado Docente, e aos acadêmicos.

O conhecimento e o modo como ele é transmitido são os pilares da Faculdade FACTUM. As reuniões da CPA exploram as potencialidades latentes em alguns planos de ação, assim como identificam os pontos fracos e os fortes em busca de estratégias que sobrepujem os possíveis percalços que venham a surgir. Os relatórios e pareceres são as bússolas para a excelência nos campos de pesquisa, de extensão, de gestão e dos projetos institucionais, tais como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs).

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  • Representante dos docentes: Paulo Ferraz
  • Representante dos discentes: Kelli Osielski
  • Representante dos técnico-administrativos: Carolina Patrícia König
  • Representante da sociedade civil organizada:Lígia Miranda
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O incentivo de pôr um alto-falante no que antes era silêncio faz com que novas vozes surjam em meio à multidão. As pequenas revoluções nas estruturas de ensino ocorrem com a criação de espaços de escuta dirigidos aos alunos, aos professores e aos funcionários técnico-administrativos. Com a finalidade de sensibilizar a comunidade acadêmica, os dados do Relatório de Avaliação e os respectivos Planos de Ação são apresentados depois de compilados e discutidos sob um prisma crítico.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) promove a Avaliação Institucional. A CONAES fornece as diretrizes para que a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é autônoma em relação à mantenedora, crie os instrumentos de Avaliação Institucional. As etapas dividem-se em duas: a primeira é a de autoavaliação. A segunda é a da avaliação externa: periodicamente, o Inep designa comissões de especialistas que regulam os cursos de graduação. O objetivo é o de mapear a organização em suas mais variadas instâncias.

Os docentes, os discentes, o corpo técnico-administrativo fazem parte da dimensão interna da instituição. A avaliação interna consistirá em momentos de reflexão sobre o andamento e o desempenho dos cursos, assim como as suas repercussões. Haverá o enfoque nas práticas curriculares das disciplinas e na interdisciplinaridade.

A CPA quer solidificar o processo sistêmico e contínuo de monitoramento da Faculdade FACTUM. Os pontos de vista coletados por meio dos questionários são minuciosamente apurados e tabulados em um relatório. Isso permite adquirir uma visão abrangente das principais características, fragilidades e potencialidades da Faculdade FACTUM.

A partir da aferição dos resultados, um vislumbre panorâmico dos vários eixos de atuação da instituição se evidencia. Consideramos que a avaliação dos indicadores reflete a imagem que os atores fazem da instituição.

Uma Avaliação Institucional capilar, ampla e consistente pode colaborar na reestruturação do capital intelectual e do acervo cultural. Nesse contexto, torna-se necessário um constante trabalho de participação da comunidade acadêmica no processo de avaliação.

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