Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação em Porto Alegre | Factum Graduação e Cursos Técnicos

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação

Home » Pós-Graduação » Inovação e Metodologias Ativas na Educação

DÚVIDAS SOBRE O CURSO?

A Factum está a disposição para lhe ajudar a escolher o merlhor caminho para sua carreira!

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP, DAS 9H ÀS 20H

Whatsapp (51)9999.30878

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação em Porto Alegre

Objetivo Geral

Capacitar os docentes para atuarem na Educação Básica e Superior desenvolvendo a habilidade de criar experiências de aprendizagem inovadoras por meio das metodologias ativas de aprendizagem, contextualizadas no paradigma educacional do século XXI, possibilitando que os participantes se tornem agentes de mudança em seus ambientes de trabalho.

Estrutura do Curso

  • 360h/aula presenciais.
  • 36 encontros quinzenais de 10h.

Justificativa

Aprofundar a reflexão da inovação acerca da estratégia, requer pensar sistemicamente, explorar tendências e gerar espaços de interlocução, possibilitando a construção de processos em alinhamento com elementos da contemporaneidade. Entretanto, as formações de professores, que são momentos para refletir sobre a prática e reformulá-la, acabam, por muitas vezes, priorizando a teoria e não o saber-fazer docente. Nesse sentido, a fim de transcender um paradigma do ensino centrado no professor, quais as alternativas possíveis para uma prática significativa? Como personalizar o ensino de modo a proporcionar a formação mais adequada? Temas como criatividade, habilidades socioafetivas e tecnologias digitais fazem parte das respostas. Entretanto, a reforma didática, isto é, a maneira como o conhecimento é trabalhado na relação ensino-aprendizagem, é fator-chave nesse processo. Assim, esse curso se propõe a apresentar e a vivenciar a partir de uma série de metodologias ativas que visam romper com a passividade do ensino, qualificar a intervenção docente e capacitar os participantes a tornarem-se agentes da mudança nesse campo desafiador.

Metodologia

Problematizações, relatos de experiências, visitas guiadas a espaços inovadores, saídas de estudo, simulação de situações da realidade, debates, ensino personalizado, ensino híbrido e trabalho em equipe.

Avaliação

Cada módulo terá uma avaliação constituída com base em trabalhos e participações em classe. A avaliação final, além das individuais, será através de um Projeto de Intervenção por escolha do aluno e com o acompanhamento de um professor.

Certificação por Módulo

Cada módulo realizado será considerado como um curso de extensão com as horas/aula correspondentes. O aluno que concluir o módulo receberá o certificado de participação.

Público Alvo

Profissionais da área de Educação Básica ou Superior, que atuem ou pretendam atuar na área.

matrícula online
  • DURAÇÃO DO CURSO
    1 ano e 8 meses

  • HORÁRIOS

    Encontros aos sábados, das 8h às 13h das 14h30 às 19h30

  • COORDENADOR
    Em Breve

Agende seu TOUR

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação em Porto Alegre

matrícula online
  • DURAÇÃO DO CURSO
    1 ano e 8 meses

  • HORÁRIOS

    Encontros aos sábados, das 8h às 13h das 14h30 às 19h30

  • COORDENADOR
    Em Breve

Agende seu TOUR

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação em Porto Alegre

Disciplina Duração
MÓDULO 1 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E HABILIDADES SOCIOAFETIVAS
Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de resolver conflitos por meio da comunicação não-violenta de Marshall Rosenberg; desenvolver a inteligência emocional intra e interpessoal; desenvolver a criatividade e espontaneidade para o processo de ensino e aprendizagem; desenvolver a empatia e a resiliência com foco no processo de aprendizagem.

Conteúdos: elementos da comunicação não-violenta; estratégias de negociação e conciliação; emoções básicas; fator E - criatividade e espontaneidade; empatia e resiliência; dinâmicas de grupo; dramatização (role play ou cenários).

70h
MÓDULO 2 - INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: METODOLOGIAS E PERSONALIZAÇÃO DE ENSINO
Objetivos do módulo: reconhecer os modelos educacionais inovadores com foco no protagonismo do estudante, considerando as dimensões históricas, culturais e sociais; desenvolver a capacidade de projetar metodologias ativas compatíveis com o seu contexto de atuação; desenvolver a capacidade de elaborar estratégias de personalização de ensino.

Conteúdos: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Ensino Híbrido; Sala de Aula Invertida; Estudo de Casos, Juri Simulado, Storytelling; Oficina de Estudo, Gamificação.

100h
MÓDULO 3 - CURRÍCULO EM AÇÃO
Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de articular a perspectiva da inovação, considerando conhecimento, criatividade e contexto na organização de processos que viabilizem a composição de um currículo promotor de significados; desenvolver a capacidade de relacionar a legislação específica com as necessidades que o contexto exige.

Conteúdos: reformas curriculares; modelos curriculares nacionais e internacionais; legislação e currículo; inovação curricular.

80h
MÓDULO 4 - TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Objetivos do módulo: capacidade de adaptar tecnologias à aprendizagem; capacidade de elaborar propostas de aprendizagem que envolvem a tecnologia, maximizando o nível de interação da tecnologia com o estudante.

Conteúdos: Aplicativos de Tecnologia Digital (Google Classroom, Minecraft, Lego, Arduíno e jogos diversos); Ensino Híbrido e recursos de apoio (Tablets, Notebooks, Smartphones, mídias digitais sociais).

30h
MÓDULO 5 - PROJETO DE INTERVENÇÃO
Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de aplicar as metodologias de projetos a uma proposta de intervenção em um ambiente educacional.

Conteúdos: Metodologias de Gestão de Projetos (PMBOK, Canvas e Métodos Ágeis para a Educação); Estratégias de intervenção em ambientes educacionais.

30h
MÓDULO 6 - REFLEXÃO SOBRE OS RESULTADOS E GESTÃO DO ENSINO
Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de analisar e refletir sistemicamente o processo de aprendizagem do aluno; desenvolver a capacidade de monitorar os resultados da aprendizagem por meio de indicadores de desempenho; desenvolver a capacidade de elaborar estratégias de ação a partir de análise de indicadores de desempenho nos âmbitos individual e coletivo; desenvolver a capacidade de comunicar os resultados.

Conteúdos: processos de avaliação da aprendizagem (diagnóstica, formativa e somativa); estruturas de avaliação; indicadores de desempenho em ambientes educacionais (indicadores de gestão e de ensino); processos coletivos de análise de indicadores; planos de ação; comunicação dos resultados e feedback (professor-aluno; professor-professor; professor-pais; professor-coordenador).

50h

matrícula online
  • DURAÇÃO DO CURSO
    1 ano e 8 meses

  • HORÁRIOS

    Encontros aos sábados, das 8h às 13h das 14h30 às 19h30

  • COORDENADOR
    Em Breve

Agende seu TOUR

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação em Porto Alegre

matrícula online
  • DURAÇÃO DO CURSO
    1 ano e 8 meses

  • HORÁRIOS

    Encontros aos sábados, das 8h às 13h das 14h30 às 19h30

  • COORDENADOR
    Em Breve

Agende seu TOUR

Pós-Graduação em Inovação e Metodologias Ativas na Educação em Porto Alegre

matrícula online
  • DURAÇÃO DO CURSO
    1 ano e 8 meses

  • HORÁRIOS

    Encontros aos sábados, das 8h às 13h das 14h30 às 19h30

  • COORDENADOR
    Em Breve

Agende seu TOUR

Solicite informações desse curso

  • ATENDIMENTO VIA WHATSAPP, DAS 9H ÀS 20H
    (51) 9999-30878

  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H
    (51) 3212-7600

  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H
    Largo João Amorim de Albuquerque, 60
    Praça da Matriz - Centro - Porto Alegre - RS
    Cep: 90010-250

Cursos Relacionados