Pós-Graduação em Inovação na Educação com Metodologias Ativas  em Porto Alegre | Factum Graduação e Cursos Técnicos

Pós-Graduação em Inovação na Educação com Metodologias Ativas

Home » Pós-Graduação » Inovação na Educação com Metodologias Ativas

DÚVIDAS SOBRE O CURSO?

A Factum está a disposição para lhe ajudar a escolher o merlhor caminho para sua carreira!

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP, DAS 9H ÀS 20H

Whatsapp (51)99970.4687

Pós-Graduação em Inovação na Educação com Metodologias Ativas em Porto Alegre

Objetivo Geral

Capacitar os profissionais para atuarem na Educação Básica e Superior desenvolvendo a habilidade de criar experiências de aprendizagem inovadoras por meio das metodologias ativas de aprendizagem, contextualizadas no paradigma educacional do século XXI, possibilitando que os participantes se tornem agentes de mudança em seus ambientes de trabalho.

Estrutura do Curso

  • 360h/aula presenciais.
  • 36 encontros quinzenais de 10h.
  • encontros aos sábados, das 8h às 13h das 14h30 às 19h30.

Justificativa

As formações de professores, que são momentos para refletir sobre a prática e transformá-la, acabam, por muitas vezes, priorizando a teoria e não o saber-fazer docente. Isso se agrava quando se trata do tema da inclusão imersa em uma perspectiva sistêmica da sociedade. Nesse sentido, a fim de transcender um paradigma de ensino centrado no professor, como fazer a inclusão na prática? Como lidar com os diferentes tipos de alunos? Temas como o espaço físico diferenciado, a comunicação alternativa, o conhecimento sobre os diferentes tipos de inclusão e a tecnologia adaptativa fazem parte das respostas. Entretanto, a reforma didática, isto é, a maneira como o conhecimento é trabalhado na relação ensino-aprendizagem, é fator-chave nesse processo. Assim, esse curso se propõe a apresentar e a vivenciar os aspectos que envolvem a Educação Especial e a Inclusão Escolar, a partir de uma série de metodologias ativas que visam romper com a passividade do ensino, qualificar a intervenção docente e capacitar os participantes a tornarem-se agentes da mudança nesse campo desafiador.

Metodologia

Problematizações, relatos de experiências, visitas guiadas a espaços inovadores, saídas de estudo, simulação de situações da realidade, debates, ensino personalizado, ensino híbrido e trabalho em equipe.

Avaliação

Cada módulo terá uma avaliação constituída com base em trabalhos e participações em classe. A avaliação final, além das individuais, será através de um Projeto de Intervenção por escolha do aluno e com o acompanhamento de um professor.

Certificação por Módulo

Cada módulo realizado será considerado como um curso de extensão com as horas/aula correspondentes. O aluno que concluir o módulo receberá o certificado de participação.

Público Alvo

Profissionais da área de Educação Básica ou Superior, que atuem ou pretendam atuar na área.

Diferenciais do Curso

  • Faculdade nota 4 no Mec;
  • Moderna estrutura com laboratórios específicos e especializados, laboratório de informática, além de salas de aula climatizadas, salas de estudo, cafeteria e uma biblioteca com mais de 3 mil volumes. Saiba mais em www.factum.edu.br/institucional/diferenciais
  • Corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores com atuação ativa no mercado e experiência acadêmica;
  • Metodologias de ensino ativas;
  • Localização central de fácil acesso;

Agende seu TOUR

Pós-Graduação em Inovação na Educação com Metodologias Ativas em Porto Alegre

Agende seu TOUR

Pós-Graduação em Inovação na Educação com Metodologias Ativas em Porto Alegre

MÓDULO 1 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E HABILIDADES SOCIOAFETIVAS

MÓDULO 1 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E HABILIDADES SOCIOAFETIVAS

Duração: 70h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de resolver conflitos por meio da comunicação não-violenta de Marshall Rosenberg; desenvolver a inteligência emocional intra e interpessoal; desenvolver a criatividade e espontaneidade para o processo de ensino e aprendizagem; desenvolver a empatia e a resiliência com foco no processo de aprendizagem.

Conteúdos: elementos da comunicação não-violenta; estratégias de negociação e conciliação; emoções básicas; fator E - criatividade e espontaneidade; empatia e resiliência; dinâmicas de grupo; dramatização (role play ou cenários).

MÓDULO 2 – INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: METODOLOGIAS E PERSONALIZAÇÃO DE ENSINO

Duração: 100h

Objetivos do módulo: reconhecer os modelos educacionais inovadores com foco no protagonismo do estudante, considerando as dimensões históricas, culturais e sociais; desenvolver a capacidade de projetar metodologias ativas compatíveis com o seu contexto de atuação; desenvolver a capacidade de elaborar estratégias de personalização de ensino.

Conteúdos: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Ensino Híbrido; Sala de Aula Invertida; Estudo de Casos, Juri Simulado, Storytelling; Oficina de Estudo, Gamificação.

MÓDULO 3 – CURRÍCULO EM AÇÃO

Duração: 80h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de articular a perspectiva da inovação, considerando conhecimento, criatividade e contexto na organização de processos que viabilizem a composição de um currículo promotor de significados; desenvolver a capacidade de relacionar a legislação específica com as necessidades que o contexto exige.

Conteúdos: reformas curriculares; modelos curriculares nacionais e internacionais; legislação e currículo; inovação curricular.

MÓDULO 4 – TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Duração: 30h

Objetivos do módulo: capacidade de adaptar tecnologias à aprendizagem; capacidade de elaborar propostas de aprendizagem que envolvem a tecnologia, maximizando o nível de interação da tecnologia com o estudante.

Conteúdos: Aplicativos de Tecnologia Digital (Google Classroom, Minecraft, Lego, Arduíno e jogos diversos); Ensino Híbrido e recursos de apoio (Tablets, Notebooks, Smartphones, mídias digitais sociais).

MÓDULO 5 – PROJETO DE INTERVENÇÃO

Duração: 30h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de aplicar as metodologias de projetos a uma proposta de intervenção em um ambiente educacional.

Conteúdos: Metodologias de Gestão de Projetos (PMBOK, Canvas e Métodos Ágeis para a Educação); Estratégias de intervenção em ambientes educacionais.

MÓDULO 6 – REFLEXÃO SOBRE OS RESULTADOS E GESTÃO DO ENSINO

Duração: 50h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de analisar e refletir sistemicamente o processo de aprendizagem do aluno; desenvolver a capacidade de monitorar os resultados da aprendizagem por meio de indicadores de desempenho; desenvolver a capacidade de elaborar estratégias de ação a partir de análise de indicadores de desempenho nos âmbitos individual e coletivo; desenvolver a capacidade de comunicar os resultados.

Conteúdos: processos de avaliação da aprendizagem (diagnóstica, formativa e somativa); estruturas de avaliação; indicadores de desempenho em ambientes educacionais (indicadores de gestão e de ensino); processos coletivos de análise de indicadores; planos de ação; comunicação dos resultados e feedback (professor-aluno; professor-professor; professor-pais; professor-coordenador).

Agende seu TOUR

Pós-Graduação em Inovação na Educação com Metodologias Ativas em Porto Alegre

Coordenação do Curso


RAFAEL FAERMANN KORMAN

É doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010).

É Gerente de Processos Organizacionais no Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre, onde atua junto às coordenações pedagógicas e à direção analisando indicadores de desempenho para o setor pedagógico, realizando mapeamento de processos educacionais com a utilização de ferramentas de banco de dados e participação na formação dos professores da escola como professor-facilitador em Gestão de Projetos e Processos, Pensamento Sistêmico e Análise de Dados.

É co-fundador e diretor da Autonomia Soluções em Educação, atuando principalmente junto a instituições de ensino de Educação Básica, elaborando projetos para desenvolver a autonomia dos estudantes no campo do aprendizado. Além desse serviço, a empresa desenvolve produtos, como Livros, CDs de músicas e Cursos EAD como maneira de permitir a continuidade dos trabalhos que realiza pelos agentes interessados. Tem experiência na área de Educação em Engenharia, Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Pensamento Sistêmico, tendo direcionado seu trabalho para o estudo e aplicação de modelos de reforma curricular com foco na utilização de metodologias ativas de aprendizagem. Suas pesquisas atualmente estão voltadas para a produção de um estado de conhecimento sobre a formação de professores e o uso de dados para direcionar a aprendizagem dos estudantes.

LEON GOLENDZINER

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Terapia Sistêmica pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI) e especialista em Sociopsicodrama pelo Instituto do Desenvolvimento Humano (IDH) (em conclusão).

Atua como psicólogo em consultório particular, além de coordenar grupos de jovens e adultos no Centro de Estudos e Recuperação da Obesidade (CREEO). É sócio fundador da ONG Projeto Camaleão, que trabalha a autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer.

Atua como professor em cursos de educação não-formal e aprendizagem ativa. Tem experiência nas temáticas de Psicologia dos Grupos, obesidade e transtornos alimentares.


Professores


DR. CARLA SPAGNOLO

ESP. ELIANE KUHN

ME. GRAZIELA LOPES

DR. JOSEANE RUCKER

ESP. LEON GOLENDZINER

ME. MÁRCIA BECK TERRES

ME. MARCELLO GIACOMONI

ME. RAFAEL KORMAN

ME. YURI WALD


Coordenador do Curso

Leon Golendziner


E-mail de contato:
leongolen@gmail.com

Coordenador do Curso

Rafael Faermann Korman


E-mail de contato:
korman.rafael@gmail.com

Agende seu TOUR

Pós-Graduação em Inovação na Educação com Metodologias Ativas em Porto Alegre

Descontos


A Factum possui parceria com diversas empresas e instituições, oferecendo para os funcionários ou associados dessas, descontos em diversos níveis acadêmicos. Consulte se sua empresa ou instituição está entre as conveniadas. Para mais informações, contate o Departamento de Recursos Humanos da sua empresa.

Agende seu TOUR

Solicite informações desse curso

  • ATENDIMENTO VIA WHATSAPP, DAS 9H ÀS 20H
    (51) 9997-04687
    (51) 99690.0436
    (51) 99813.1190

  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H
    (51) 3212-7600

  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H
    Largo João Amorim de Albuquerque, 60
    Praça da Matriz - Centro - Porto Alegre - RS
    Cep: 90010-250

Cursos Relacionados